Sincronizar o negócio com a produção através de informações certificadas e Otimizar a cadeia de valor, são 2 estratégias de Transformação Digital que, uma vez combinadas é chamada de “Integração Vertical e Horizontal”.
Na maioria das Jornadas Indústria 4.0 em fase de implementação, a Integração Vertical e Horizontal nasce junto com a necessidade de Análise dos Dados (Data Analytics).
Não se começa fazer análise de dados sem a implantação de um programa interno rumo a esse mindset que só depois se torna realidade na organização. Esses detalhes são descritos em 5 passos, os quais podem se transformar em iniciativas dentro do Programa Data Analytics da organização:
- Data Culture – investimento em treinamentos, dinâmicas, estudos de caso que permitam a mudança de mindset com fatos obtidos na prática;
- Data Driven – o caminho para se desenvolver uma organização com foco na gestão dirigida por Dados.
- Data Science – o conhecimento para aprimorar o desenvolvimento de estratégias de negócio e processos
- Data Tech – engajamento das pessoas na busca da transformação de cultura
- Data Journey – a jornada deve levar o negócio a estágios cada vez mais profundos de empreendedorismo pela descoberta de novos negócios, produtos e processos.
Esse Programa Interno é um longo caminho e deve ser implementado em ciclos de agilidade na organização para obter-se de seus benefícios mesmo que pequenos no início, daí a necessidade de um sistema de governança na gestão de portfólio, programas e projetos ágeis, direcionado a medir Valor das entregas incrementais de cada onda, monitorado por um VMO (Value Management Office).